O SIM - Sistema de Microcrédito para o Auto-emprego e a Criação de Empresas é uma solução integrada de financiamento que combina o microfinanciamento para a criação de pequenos negócios com a formação na área empresarial.
A ADAE firmou um protocolo de adesão á Rede “SIM na Minha Terra” – rede de cooperação inter-organizacional para a disseminação do SIM, desenvolvido no âmbito do projecto GLOCAL, constituindo-se como interlocutora local entre os empreendedores e as Caixas de Crédito Agrícola Mútuo da Batalha, Leiria e Porto de Mós. Tendo por objectivo uma maior disseminação da rede SIM, foi ainda firmado protocolo de colaboração com os Municípios associados da ADAE, os quais serão facilitadores e encaminharão os potenciais empreendedores.
Os potenciais empreendedores devem dirigir-se à ADAE, a qual prepara, conjuntamente, os processos de candidatura ao SIM, fundamentados num plano de negócios devidamente formatado, contendo desde a ideia de negócio ao estudo de viabilidade económico – financeira, conforme a metodologia de apoio ao empreendedor definida no Regulamento Geral do SIM.
Objectivos Gerais
Dinamizar a criação de empresas e de emprego;
Fixar empresas nos concelhos abrangidos;
Flexibilizar soluções de financiamento à especificidade do negócio;
Celeridade no processo de decisão.
Beneficiários
Empreendedores que pretendam criar o seu próprio negócio, sob qualquer forma jurídica e que se constituam como associados das CCAM protocoladas.
Condições de Financiamento
Limite máximo de crédito: 75% do montante de investimento total a realizar pela empresa, até um valor máximo de 25.000 euros.
Prazo de reembolso máximo de 5 anos, ajustado aos fluxos financeiros do projecto de criação de empresa, podendo existir um período de carência de capital máximo de 6 meses.
Reembolsos processados em rendas mensais de capital e juros, podendo, em casos excepcionais e justificados pela natureza do negócio, ser aplicada outra periodicidade.
Taxa de juro : Euribor a 6 meses + 2% de spread bancário.
Instrução do PROCESSO ACOMPANHAMENTO do Projecto