07 OUT 2023

Apresentação do Programa de Alimentação Saudável e Sustentável da Região de Leiria

O Programa de Alimentação Saudável e Sustentável da Região de Leiria – PASS, foi hoje apresentado no Mercado Municipal de Leiria, num ambiente de proximidade entre os produtores locais e os consumidores.

Este projeto, que resulta de uma parceria entre as associações de desenvolvimento local ADAE, Pinhais do Zêzere e Terras de Sicó, em conjunto com a CIM Região de Leiria, com o objetivo de promover hábitos alimentares saudáveis, através da adesão à dieta mediterrânica, do consumo de produtos locais e da redução do desperdício alimentar.

O evento de apresentação do projeto foi aberto ao público e contou ainda com a presença de vários autarcas e técnicos dos Municípios, representantes de entidades locais e regionais e representantes dos agrupamentos de escolas da Região de Leiria, os quais têm uma participação ativa neste projeto.
Este momento foi seguido de um showcooking, com o Chef Rui Lopes, onde foram destacados os produtos da época e de produção local, com a intenção de promover uma alimentação saudável e sustentável, incluindo o aproveitando total dos alimentos.
Para este evento, os SMAS de Leiria associaram-se ao projeto PASS com o incentivo ao consumo de água da torneira, através da campanha “Água da Torneira. Com todo o Gosto!”. Para o efeito, foram distribuídas águas aromatizadas por um aguadeiro que andou a dar conta da sede do público do mercado, que contou ainda com a oferta de um saco de algodão reutilizável, com fruta e ervas aromáticas que podem ser incluídas na água, para ter uma bebida mais rica e cheia de sabor.

O PASS conta com três programas de sensibilização, com uma forte intervenção na comunidade educativa, um programa de capacitação de agentes do território e um programa de ações de participação em eventos/iniciativas temáticas do território.
O foco principal do projeto será a intervenção na comunidade escolar, em particular junto de todos os alunos do 6º ano da Região de Leiria, uma vez que a alimentação desempenha um papel importante no desenvolvimento cognitivo e rendimento escolar. Esta intervenção conta com três atividades para todas as turmas, que incluem a visita aos mercados municipais, com o objetivo promover as compras nos produtores locais e o consumo de produtos sazonais.
Com o propósito de reforçar a adesão ao Padrão Alimentar Mediterrânico e promover um estilo de vida saudável na região, serão também desenvolvidas ações de sensibilização e capacitação para agentes locais, assim como exposições itinerantes e produção de recursos digitais e físicos, em formato de brochuras, folhetos, cartazes, manuais, guiões de atividades e livros de receitas.

O Padrão Alimentar Mediterrânico é um modelo alimentar completo e equilibrado, sendo um padrão promotor da saúde e do bem-estar. É também considerado um dos regimes alimentares mais saudáveis e sustentáveis do mundo, acrescendo ainda o facto deste conter efeitos favoráveis ao nível da economia e de ser ambientalmente sustentável.
Este padrão alimentar vai muito além das porções ou frequências de consumo de determinados alimentos, pois abrange um conjunto de princípios, valores e práticas que compõem um modelo social, cultural, histórico e de saúde. A UNESCO reconheceu a Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade no ano de 2013, celebrando dez anos em 2023.

Este projeto é objeto de financiamento pelo Programa PDR2020, e será implementado até dezembro de 2024 nos dez Municípios da Região de Leiria: Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós, pretendendo-se que possa ter continuidade para além desta data, pela importância que reveste no contexto de saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.

© ADAE 2014 - powered by BONSEXEMPLOS by sistema4