09 ABR 2024

ADAE apresenta Estratégia de Desenvolvimento Local 2030 para o território costeiro

No próximo dia 16 de abril, a ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, com o apoio do município da Marinha Grande, vai realizar a apresentação pública da Estratégia de Desenvolvimento Local - ADAE MAR 2030, com as grandes linhas de apoio às zonas costeiras dos concelhos de Leiria, Marinha Grande e Pombal.

A sessão inicia com a inauguração do Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, localizado na Praia da Vieira, às 10h30, e conta ainda com uma intervenção da Gestora do Programa MAR 2030, Dina Ferreira.

A estratégia ADAE MAR 2030, foi construída de forma participada por uma parceria de 52 entidades do território, relacionadas com o mar e a economia azul, tendo-lhe sido atribuída uma dotação financeira de aproximadamente 1,95 milhões de Euros de despesa pública, para apoio a projetos.

Nesta sessão serão também apresentados os primeiros avisos de concursos para apoio a projetos de investimento nas seguintes ações: empreendedorismo, emprego e desenvolvimento económico; capacitação de atores - sensibilização, qualificação, educação, formação profissional; preservação, valorização e dinamização do património; sustentabilidade ambiental e ação climática (sistemas de energia renovável, descarbonização, eficiência energética e economia circular); inovação e conhecimento científico e tecnológico; parcerias, cooperação, redes colaborativas; desenvolvimento sócio cultural e inclusão social; e desenvolvimento e valorização dos produtos e recursos endógenos e infraestruturas locais.

O período de candidaturas dos primeiros avisos decorre até 14/06/2024 e a taxa de apoio do programa MAR 2030 varia entre os 50% e os 100%, consoante a tipologia de entidades e de operação a desenvolver. Pode consultar mais a informação aqui.

A participação no evento é livre, mediante inscrição para o email adae@adae.pt

mapa centro intrepretaivo arte xavega

© ADAE 2014 - powered by BONSEXEMPLOS by sistema4