A ADAE
A Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura nasce em 1994, para implementar novas formas de intervenção local, com incidência no mundo rural, contribuindo para o bem-estar das populações.
Hoje gera intervenções na heterogeneidade dos recursos da Região da Alta Estremadura. É um elo de ligação e de convergência de interesses das forças vivas regionais.

Os associados
Foram entidades fundadoras: AMLEI, ACILIS, ACISO, CEPAE, NERLEI, Região de Turismo Leiria – Fátima e Câmaras Municipais da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém e Porto de Mós.
Em Setembro de 2000 associaram-se a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Leiria e as Escolas Profissionais de Leiria, Marinha Grande e Ourém.
Em 2008 e 2009 juntaram-se a Adega Cooperativa da Batalha e o Instituto Politécnico de Leiria.

Fruto de uma reorganização administrativa do território as entidades do concelho de Ourém sairam da associação, no entanto, outras entidades do território foram integrando o coletivo em 2014 e 2015, que atualmente conta com 22 associados.

 

A área de intervenção
Alta Estremadura: concelhos de Batalha, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós.

O objetivo
Potenciar e estimular as potencialidades da região, em particular das zonas rurais e mais carenciadas, tendo sempre presente a participação ativa da população local com vista ao desenvolvimento integrado local/regional.

A atividade
Apoio a iniciativas de investimento e criação de emprego. Implementação de projetos de dinamização regional. Gestão de fundos e programas comunitários. Promoção de ações de formação e qualificação profissional, com incidência na população adulta. Promoção de seminários, colóquios, conferências entre outras.

© ADAE 2014 - powered by BONSEXEMPLOS by sistema4